sábado, 18 de abril de 2009

Glamour retro dos batons vermelhos


Há tempos ele vem figurando e ganhando espaço novamente nas necesséries femininas. É claro, na bolsa das mais ousadas.
Isso por que ele ganhou fama de brega e decadente nos últimos anos, devido ao uso abusivo e indiscriminado que algumas mulheres faziam dessa bela tentação.
O batom vermelho é uma arte, e como tal exige uma técnica especial, uma habilidade especial e um bom senso determinante.
Usar o que está na moda não é necessariamente estar antenado nas tendências, pois sabe-se que os verdadeiros praticantes dessa modalidade são exatamente as pessoas que possuem o diferencial de saber “peneirar” as milhares de novidades que a moda traz diariamente e conseguir aproveitar apenas o que nos cairá bem. E não diferente das roupas e calçados, a maquiagem é moda e traduz estilo.
No caso dos batons, as novidades não costumam variar muito. Exceto para os Góticos e as “Darkgirls”, as tendências para os meros mortais sempre foram variantes dos tons terrosos, rosados, cobre e vermelhos.
Vermelho este que sempre veio acompanhado por uma esférica de sensualidade e glamour. Sempre deixando as bocas muito femininas e vibrantes, ainda hoje é sinônimo de desejo e estampa as fantasias mais secretas dos amantes aliados as unhas igualmente pintadas e sapatos de salto.
Para quem assumidamente faz o tipo “Pinup”, este artifício é utilizado com muita elegância diariamente. Normalmente com cabelos escuros e peles clarinhas fazem um conjunto perfeito para contrastar com o nada discreto batom cereja por exemplo.
E não por acaso, era utilizado pelas divas do cinema retrô, que comumente exibiam formas mais avantajadas. E para quem tinha boca pequena, ter as bochechas mais gordinhas acabava não evidenciando os lábios com batons clarinhos.
E a regra ainda está valendo: O batom vermelho voltou com tudo, mas é preciso conhecer seu rosto e seu estilo para arrasar no visual, preste atenção em dicas bem simples na hora de decidir se vai optar pelo batom vermelho:

  • E se você quer ganhar destaque para os lábios, que normalmente são pequenos e ficam apagados no look, esta cor é ideal, mas cuidado para quem tem lábios de Angelina Jolie, ao contrário do que se imagina, lábios bonitos ( grandes e volunmosos) nesta situação não precisam de tanto artifício, eles são belos por si só. E para usar um vermelhão é preciso muita personalidade, lembre-se que batons escuros não combinam muito com lábios exageradamente grandes.

  • Outra dica é, não combinar! Gurias, por favor... Não precisa (nem se deve) combinar a cor do batom com a roupa. Isso sim pode gerar um ar cafoninha. Lady in red só no cinema mesmo tá. O bacana está em apostar o bocão em visuais mais descolados, com casacos de lã escuros e volumosos, lenços no pescoço aliados a uma camisa branca com colete e uma calça de alfaiataria escura, com um megasalto de um sapato meia-pata que estão com tudo na estação.

  • Outro detalhe importantíssimo é a forma de aplicação. O batom vermelho exige cuidados especiais neste quesito. “Fazer a pele” antes é imprescindível, batom vermelho com uma pele toda oleosa e suada, definitivamente não fica legal. Passe ao menos um corretivo e um pó para deixar a pele um pouco mais homogênea, inclusive sobre os lábios, depois use um delineador da cor do batom e contorne com traços precisos o limite labial, depois preencha com lápis o lábio e só então aplique o batom, e para isso abra mão de um pincel, que vai garantir uma melhor aderência e durabilidade, além de reproduzir com melhor exatidão o traço antes marcado.

  • Uma última dica é, se deseja um destaque ainda melhor, passe algumas pinceladas com batom num tom mais claro, pode ser até um cobre, no centro do lábio inferior, esse artifício deixa os lábios ainda mais sensuais.

  • E como a cereja do bolo, passe uma camadinha de gloss transparente sobre todo o batom já aplicado, essa sim, é a dica que mais faz sucesso e dá um toque especial no acabamento.

Espero que tenham aproveitado as dicas gurias, agora, arrasem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia o que as gurias comentaram: